Antes do coronavírus e Depois do coronavírus. Definitivamente não seremos mais os mesmos, quando tudo isso passar. É verdade, vai passar, mas é fato, também, que mudamos ou melhor dizendo, estamos nos transformando, nos adaptando e isso vale do pessoal ao profissional, passando na forma de lidar com o consumo, as finanças e, especialmente, o relacionarmos uns com os outros.
Caminhamos 20 anos em dois meses no que se refere ao digital atrelado à rotina das pessoas e isso não tem volta. Se tudo é processo, o coronavírus veio mostrando que nem tudo… Mexeu nas bases e como um tsunami deixou e continua deixando tristezas, mas também, traz consigo a reconstrução, o novo, a reinvenção do modo antigo de agir e pensar… Enfim, trouxe mudanças e mudanças exigem ações. Talvez não no tempo que desejamos, mas no tempo que tem que ser para não ficarmos para traz e mantermos nosso negócio inserido neste novo contexto onde as relações comerciais puramente no marketing pessoal perdem a força lançando luz para o marketing digital.
Marcar presença digital é sobreviver neste novo momento. Partir para ela significa perder a essência do seu negócio? De forma alguma! Porém, você pode entrar como mais um, simplesmente para não ficar de fora e nesse mar, eventualmente, se perder… Ou, você pode entrar com estratégia, alinhado à essência do seu negócio e verdadeiramente Marcando Presença.
Difícil? Impossível? Sou da relação pessoal e não digital? Dúvidas aparecem quando a mudança bate em nossa porta, mas acomodá-las e respondê-las, considerando que a mudança é inevitável, faz parte da transição. Ninguém conhece do seu negócio como você, mas aliar seu conhecimento ao que há de disponível, entendendo seu cliente, sabendo quem ele é e onde ele está são condições necessárias para estar presente e o acompanhando onde ele estiver. Afinal, quando tudo isso passar, o tal horário comercial retoma, mas será que seu cliente voltará ao que era antes e se norteará 100% pelo tal horário comercial? Pense nisso… Nada será como antes…Para tudo que desejamos é necessário um primeiro passo e, neste momento, o primeiro passo na manutenção do seu relacionamento com o seu cliente pode ser quebrar antigas crenças e entrar com Presença no digital. Se precisar de ajuda com isso, só chamar!