As pessoas estão sempre esperando palavras de nós. Seja no pessoal, seja no profissional, numa negociação, seja no âmbito familiar, de pai para filho, filha para mãe…a demanda é latente e as palavras estão no geral vinculadas a um posicionamento.
Posicionar é expressar em palavras, gestos ou omissões, o que pensa e quem é você. É como descreve o dicionário: 1. Verbo transitivo direto e bitransitivo e pronominal colocar (algo, alguém ou a si mesmo) numa determinada posição. “p. uma peça de xadrez (no tabuleiro)” .2. assumir uma opinião, tomar partido, declarar sua posição quanto a determinado fato ou situação.
É quando nos posicionamos que nos aproximamos e se há aproximação há relacionamento.
É fato que nem todos podem concordar com o seu posicionamento e é aí que está a beleza e núcleo de toda a questão.
Posicionar é estratégico, por isso requer todo o cuidado para que esteja alinhado com quem és, com a marca ou empresa que representas, seus valores e com o que acreditas.
Quando temos clareza dos nossos valores e o papel que desempenhamos, reverberamos essas características.
E, se somos de fato quem falamos que somos. Se fazemos de fato o que contamos que fazemos, geramos credibilidade, nos relacionamos e nos conectamos.
Requer coragem, requer alinhamento e requer transparência e verdade.
Não há o que temer se seguidos esses preceitos junto a uma pitada de cautela e conhecimento de cenário.
É estratégico e é o que resultará em relacionamentos consistentes, baseados em ideias, pontos comuns e diferenças e eventuais pontos incomuns, que com respeito, admiração e diálogo promovem crescimento, movimentos e mudanças para melhor.
É poderoso porque de fato faz a engrenagem em qualquer ambiente girar e é estratégico porque requer estar motivado pelas relações certas e que de fato faça sentido.
O que define se faz sentido ou não? O que de fato promove as conexões? É o posicionamento – Olha ele aí de novo….. – alinhado com a essência de quem somos e os valores que representamos. Como numa grande sinapse das relações interpessoais, trazendo contigo pares já reconhecidos e outros, inicialmente não reconhecidos, mas que passam a ser porque estão alinhados ao seu modo de agir e pensar.
Convido você a ser uma conexão também no LinkedIn para que possamos estar ainda mais próximos e conectados: https://www.linkedin.com/in/carolinadenardi/