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Nossos Serviços


Por trás da notícia, a Assessoria de Imprensa

O que é?

A ponte entre a empresa e os jornalistas e colunistas que produzem as matérias nos veículos de comunicação impressos (jornais e revistas), online (sites, blogs) e eletrônicos (rádio e televisão).

Como funciona?

Está embasado no princípio da relação entre fonte (pessoa/empresa detentora da informação) e o formador de opinião (jornalista), que transmitirá a informação para toda rede de acesso ao seu veículo de comunicação.

Não se trata de anúncio porque não há pagamento para a publicação de uma notícia. Não é a empresa que escolhe o tamanho que irá ocupar em determinada edição e nem é possível revisar a matéria do jornalista antes de eventual publicação. Cabe ao repórter e seus editores definirem as matérias que entram ou não em cada edição, decidir se o conteúdo interessa e tem apelo para o público do veículo de comunicação ao qual pertencem.

A CD Comunica por meio do trabalho de assessoria de imprensa atua no reconhecimento dos temas relevantes da empresa para a imprensa e de acompanhar as oportunidades de temas e assuntos em evidência na imprensa para poder inserir o seu cliente no contexto.

Na hora de se relacionar com os públicos de interesse, o Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

O que é?

A geração de conteúdo com foco na geração de resultados — como aumento de vendas, retenção de clientes, força da marca etc.

Por que vale a pena?

Ao produzir conteúdo de forma planejada, consistente e alinhada aos valores e objetivos da empresa, utilizando as ferramentas/meios de comunicação adequados, se estabelece um relacionamento com seus públicos de interesse, podendo vir a ser referência no tema ou área a que se destina.

Onde entram as redes sociais?

O Content Marketing Institute realiza nos Estados Unidos e no Canadá uma pesquisa que mostra o estado do content marketing nos mercados desses dois países desde 2010. Em 2013, a pesquisa foi realizada pela primeira vez no mercado brasileiro e parceria com a Tracto. Alguns exemplos para ilustrar:

• 83% dos profissionais de comunicação e marketing B2B do Brasil usam conteúdo para alcançar seus objetivos corporativos. Nos Estados Unidos e no Canadá, o percentual é de 95%, o que indica que content marketing B2B está mais difundido na América do Norte do que no Brasil.
• Redes sociais são a tática mais popular tanto no Brasil quanto na América do Norte.
• Matéria no site, newsletter online, matéria em site de terceiros, evento presencial e papers vêm em seguida.
• Vídeo é a tática considerada mais eficaz no Brasil, seguida de redes sociais, evento presencial e artigo.
• Facebook é a rede social preferida nas empresas brasileiras. Linkedin reina entre americanos e canadenses.

E A CD COMUNICA, onde fica?

O conteúdo consistente depende do reconhecimento das forças e fraquezas de cada empresa e dos objetivos almejados. A CD Comunica por meio de profissional especializado em comunicação realiza a imersão na empresa, conceitos e iniciativas praticadas para poder levantar as oportunidades, trabalhar as fraquezas e orientar quanto ao Planejamento adequado para a conquista de resultados por meio da comunicação.

Para começar a se comunicar, os primeiros passos

A CD Comunica atua na consultoria de empresas que têm uma equipe operacional interna e gostaria de um suporte sobre como desenvolver procedimentos internos e externos que possam melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes e público externo.

Também presta serviço na redatoria de websites e orientação quanto a funcionalidade na navegação com convergência para as redes sociais e, ainda, atua na produção de textos para impressos de forma a contribuir com melhor resultado da ação e investimento realizados.


Para todo tamanho de empresa uma alternativa

Não é preciso ser grande para contar com uma comunicação eficaz. Pode-se trabalhar um passo de cada vez dentro das possibilidades de investimento em cada empresa. O importante é contar com mensagens alinhadas e objetivos claros para que as ações possam ser acompanhadas de resultados.

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